Um Multibanco cancelado que ainda consegue fazer pagamentos

Confesso que sou um tipo descuidado com os cartões multibanco, misturo os cartões com chaves, moedas e telemóveis e o resultado é de ter de pedir substituições regularmente.

Tendo pedido uma substituição do meu multibanco da caixa geral de depósitos no inicio deste mês, fiquei descansado quando no balcão me garantiram que quando chegasse o cartão novo cartão, o antigo deixaria de funcionar.

Quando recebi o cartão novo, fui a uma caixa multibanco fiz um levantamento e fiquei convencido que o antigo estaria cancelado

Dias depois fui andar no metro de Lisboa, e como é possível fazer o pagamento do bilhete com estes cartões devido à tecnologia contactless, puxei do cartão multibanco da carteira encostei-o aos torniquetes e lá passei, fazendo o mesmo à saída.

Acontece que momentos depois apercebi-me que tinha usado o cartão antigo que ainda tinha na carteira, e foi ai que pensei que algo estava errado.

Então o cartão multibanco antigo que tinha sido cancelado ainda fazia pagamentos?

Resolvi um novo teste e no regresso da viagem usei o cartão antigo, e confirma-se o cartão funcionava !!

Fiz então ainda outro teste, peguei no cartão antigo e tentei fazer uma compra numa loja, resultado: cartão anulado/cancelado, ou seja só funcionava mesmo em pagamentos contacless.

Rapidamente fui a um balcão da CGD e expliquei a situação, depois de uma meia hora tive a confirmação que o cartão antigo embora estando cancelado no sistema, tinha sido usado para fazer pagamentos no metro de Lisboa, e não sabiam explicar o porque, dado que no sistema todos os procedimentos de cancelamento estavam correctos.

O cartão foi cancelado a 10/03/2017 e consegui fazer pagamentos contactless com esse cartão em 16/03/2017

Podem ver na seguinte imagem a utilização do cartão cancelado a dia 10/03/2017 em 16/03/2017 e saída do dinheiro da conta à ordem em 21/03/2017 ou seja 5 dias depois .

Tendo em conta a tecnologia sem fios usada nestes pagamentos , umas das hipóteses é a de que ao não existir comunicação em tempo real, ou validação, os cartões multibanco que sejam cancelados podem ser aceites pelas maquinas de pagamentos contacless por algum tempo ou indefinidamente .

Não tenho meios de comprovar se este caso só acontece na CGD ou se é geral, mas o mesmo pode ser de enorme relevância tendo em conta que este tipo de pagamentos possibilita a compras até 20 euros por dia e os mesmos só são debitados da conta à ordem dias depois.

Ou seja mesmo que alguém perca o cartão e o cancele logo, pode vir a ter dinheiro descontado da sua conta por este meio .

Entretanto mandei um email à CGD para saber ao certo como funciona o sistema e o porque de isto estar a acontecer, aconselho a quem tenha cartões multibanco com esta tecnologia a ter muito cuidado em caso de perda ou substituição .

Pode ainda acontecer que ao ter esta funcionalidade no cartão ( e por ser recente) quando do cancelamento do mesmo , ninguém se tenha lembrado que os identificadores contacless também tinham de ser cancelados ou o sistema não suporte esta função.

2017-12-08T22:04:33+00:00Privacidade|

About the Author:

CISO | Ethical Hacker | Security Evangelist | InfoSec Researcher | Speaker | Red Team Leader “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”

Deixe o seu comentário

%d bloggers like this: