Mantenha a sua Privacidade protegendo a WebCam em 4 passos

Actualmente existem vários tipos de ataques que podem ser feitos aos dispositivos que usamos do dia a dia ligados à Internet, alguns deles conseguem, explorando determinada vulnerabilidade ter acesso à WebCam do vosso computador portátil, tablet ou telemóvel.

Uma dessas maneiras é usado o MetaSploit que já tem módulos específicos para proceder a esse ataque como pode ser visto na imagem seguinte :

MetaSploit ataque a uma WebCam – CyberS3c

De uma maneira muito simplista, o  atacante usa um exploit e depois consegue ver no browser as imagens da WebCam da vitima, alias isto é umas das demonstrações que vamos fazer nas formações CyberS3c em MetaSploit.

Ora por incrível que pareça impedir este ataque de ter sucesso pode não ser tecnológico e executado por qualquer pessoa…

1º Passo

Necessitamos de uma tesoura e um pos-it

2º Passo

De seguida recortamos um rectângulo na parte que tem a cola

 

 

3º Passo

Identificar onde está a  WebCam

 

 

4º Passo

Colamos o rectângulo colante do post-it

 

 

E  temos a nossa máquina protegida contra estes ataques,  podendo ir descansados para o duche com o tablet virado para nós 🙂

Paranóia ?

Talvez não , leiam este artigo https://www.businessinsider.com/fbi-director-covers-webcam-2016-9

About the Author:

CISO | Ethical Hacker | Security Evangelist | InfoSec Researcher | Speaker | Red Team Leader “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”

Deixe o seu comentário

%d bloggers like this: